sábado, 15 de outubro de 2011

O que fazer em condições extremas


O QUE FAZER EM CONDIÇÕES EXTREMAS?

Por Jaime Kemp

Geralmente, quando nos lembramos de Daniel, pensamos em um rapaz muito jovem que foi levado ao cativeiro na Babilônia ao lado de alguns de seus amigos (Daniel 1.17). Porém o Livro de Daniel abrange aproximadamente setenta anos da vida desse grande servo de Deus. Conforme os melhores estudiosos, ele tinha 76 anos de idade durante os acontecimentos que são relatados no capítulo 4, 86 anos no capítulo 5 e mais ou menos 93 anos no capítulo 6.

No decorrer de toda a sua vida, Daniel sempre foi um homem íntegro e de grande fé. Seja interpretando o sonho do rei (4.19-27), lendo e explicando as palavras que apareceram escritas na parede durante um banquete (5.1-31) ou evidenciando surpreendente coragem na experiência sobrenatural na cova dos leões (6.1-28), Daniel sempre teve absoluta certeza de que Deus não o abandonaria e retribuía essa fidelidade sendo também fiel ao Senhor.

Não há testemunho mais poderoso na face da Terra do que a demonstração de fé e de confiança em Deus de um cristão em crise. Na Babilônia em que Daniel viveu, dois reis, Nabucodonosor e Dario, quando confrontados, logo aprenderam como seus deuses pagãos eram frágeis e fracos comparados ao Deus do profeta.

Você gostaria de honrar e glorificar o Senhor como Daniel fez? Uma das formas de fazê-lo é reagindo como o profeta diante de uma situação extrema, de crise ou conflito ou em uma circunstância em que você foi tratado injustamente ou acusado falsamente. Se desejamos que Deus seja louvado quando enfrentamos uma dificuldade, precisamos depender da graça e da ajuda do próprio Senhor para recebermos sabedoria para reagirmos corretamente.

Lembre-se, também, que a sua reação diante das situações difíceis está sendo observada pelos seus filhos, por seu cônjuge e parentes. Qual é o legado que você sonha em deixar para eles?

Ref. Bíblica: Daniel 1—12

Diego Anselmo P. Santos Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário